fbpx
loader image

Financiamento de imóvel: Confira quais são os bancos que oferecem as melhores taxas!

Caso você esteja procurando por financiamento de imóveis, veja aqui aqueles que apresentam as melhores taxas.

O QuintoAndar, uma startup de tecnologia voltada para a compra e venda de imóveis, realizou um levantamento no Brasil onde foi possível constatar que entre os brasileiros 39% pretendem fazer o financiamento de um imóvel ainda em 2023. E o levantamento não viu apenas sobre quem quer comprar um imóvel, viu também que cerca de 10% dos brasileiros querem vender seus imóveis ainda este ano.

Além disso, segundo uma pesquisa realizada pela Brain Inteligência Estratégica para Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), 83% das pessoas que compram imóveis no Brasil, utilizam o método de financiamento para assim conseguirem obter a sua tão sonhada casa própria.

Funcionamento de um financiamento de imóvel no Brasil

O sonho de se ter a sua casa própria é algo em comum entre muitos brasileiros que vivem de aluguel, ou até mesmo entre aqueles que já possuem uma casa própria mas querem se mudar para um local melhor. Sendo assim o financiamento é uma opção para muitos, não é atoa que a forma mais comum de pagamento dos imóveis.

Mas você sabe como funciona um financiamento de imóvel aqui no Brasil? Aqui vamos explicar para vocês como funciona antes de darmos opções de bancos com as menores taxas do mercado.

O passo mais importante para se iniciar um financiamento é escolher o imóvel que se quer financiar, e nesse ponto ele não precisa ser novo, pode ser usado também e não importa se é casa ou apartamento.

Um fator importante para se ter a aprovação do financiamento é a respeito da sua situação financeira e análise de crédito, os bancos irão fazer essa análise para verem se você está apto para poder ser aceito ou não. Então é melhor que você já esteja ciente disso para quando for fazer a sua solicitação.

Você precisará também escolher em qual instituição financeira quer fazer, pois cada um possui as suas especificações, além disso, precisa saber que eles irão querer a sua documentação, até mesmo para fazer a análise de crédito que já foi dito antes.

E eles precisarão fazer também uma vistoria no imóvel para definir o valor de mercado e assim poderem passar um valor de crédito que condiz com o valor do imóvel. E fique tranquilo que essa análise é feita através de um especialista.

Como agora você já sabe o funcionamento de um financiamento no Brasil, iremos então apresentar para vocês instituições onde possuem as taxas mais baixas.

Taxa de juros do financiamento habitacional

O valor das taxas que iremos apresentar é segundo o Banco Central do Brasil, onde em agosto de 2023 fez um anúncio sobre a taxa de juros. Isso é para o financiamento imobiliário para pessoas físicas, e as melhores taxas anunciadas são:

Instituição financeiraTaxa de juros ao mês (%)Taxa de juros ao ano (%)
Banco Banestes S.A. 0,708,70
Banco do Estado de Sergipe S.A. 0,74 9,29
Banco Cooperativo Sicredi S.A. 0,769,52
Ape Poupex 0,77 9,70
Caixa Econômica Federal 0,799,90
Banco do Estado do Rio Grande do Sul S.A. 0,8110,12
Banco do Brasil S.A.0,8110,13
Banco Bradesco S.A. 0,8410,59
Itaú Unibanco S.A. 0,8510,65
Banco Santander Brasil S.A.0,9211,61
Banco Sicoob S.A. 0,9211,68
Banco Inter 0,98 12,41

Como podemos observar, 5 das 12 instituições brasileiras apresentadas na tabela possuem a taxa de inferior a 10% no ano, o que acaba sendo beneficente para aqueles que optam por essas instituições já que o valor do juros que será pago por eles vai ser menor com relação às outras.

Preço das casas no Brasil

Segundo o Índice FipeZAP+ de venda residencial, no Brasil no mês de agosto houve um aumento de 0,44% na compra de imóveis residenciais, em pelo menos 50 cidades brasileiras. Com isso podemos afirmar que o financiamento de imóveis acaba aumentando o poder de compra dos brasileiros.

O imóvel que mais teve alta em seu preço foi aquele que possui apenas um dormitório, onde teve o registro de 0,54% de aumento. Aqueles com dois dormitórios possuíam um aumento de 0,35%. E as cidades onde tiveram o maior preço médio registrado foram Balneário Camboriú e Itapema, ambas localizadas em Santa Catarina e Vitória no Espírito Santo.